Década de 1970

Nascido em Paranaguá, em setembro de 1865, o advogado, político, escritor e jornalista Leôncio Correia exerceu os cargos de diretor da Instrução Pública do Rio de Janeiro, diretor do Colégio Dom Pedro II, diretor da Imprensa Nacional e diretor do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, além de ter atuado como deputado federal e deputado estadual pelo Paraná, entre 1897 e 1899 e entre 1892 e 1897, respectivamente.
Um de seus legados cívicos ocorreu em 1907, quando, como diretor da Instrução Pública, tornou obrigatória nas escolas primárias a celebração do “Dia da Bandeira” e a realização da “Festa da Bandeira”, iniciativa pioneira no Brasil destinada a fortalecer o sentimento de identidade nacional.
Leôncio Correia faleceu no Rio de Janeiro em 19 de junho de 1950. Sua memória permanece presente: entre diversas homenagens, há instituições de ensino que levam seu nome, como o Colégio Estadual Leôncio Correia, fundado em 1941, em Curitiba.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / CPDOC FGV / Secretaria de Educação do Paraná / Agência Nacional
1920
Nascido em Paranaguá, em setembro de 1865, o advogado, político, escritor e jornalista Leôncio Correia exerceu os cargos de diretor da Instrução Pública do Rio de Janeiro, diretor do Colégio Dom Pedro II, diretor da Imprensa Nacional e diretor do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, além de ter atuado como deputado[...] Leia mais
1888
Esta fotografia, datada de 1888, registra um grupo de estudantes relevantes do Instituto Paranaense.Sentados, da esquerda para a direita, estão Leôncio Correia, Emiliano Pernetta, Nestor Victor e J. Moraes.Em pé, atrás, aparecem Rocha Pombo, Sebastião Paraná, Luiz Mariano de Oliveira e Jaime Balão.O Instituto Paranaens[...] Leia mais
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.