Theodoro de Bona

Década de 1910


Theodoro de Bona foi um dos mais destacados artistas plásticos do Paraná no século XX. Nascido em Morretes em 11 de junho de 1904, mudou-se ainda criança para Curitiba, onde iniciou seus estudos de desenho em 1912, no Colégio Bom Jesus. A partir de 1922, passou a estudar pintura com Alfredo Andersen, inserindo-se em um círculo de artistas que marcariam a emergente cena local.

Em 1927, com bolsa do Estado do Paraná, transferiu-se para a Itália e ingressou na Real Academia de Belas Artes de Veneza. Lá, conviveu com o efervescente ambiente artístico da época. Após cerca de uma década na Europa, retornou ao Brasil em meados da década de 1930.

Sua produção abrangeu paisagens paranaenses, retratos, cenas históricas e composições religiosas. Entre suas obras mais conhecidas estão “A Instalação da Província do Paraná” (1952), encomenda oficial para o Palácio Iguaçu, e “Fundação de Curitiba” (1947–1948).

A partir dos anos 1960, De Bona dedicou-se também ao ensino: lecionou desenho e pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, instituição da qual foi diretor entre 1970 e 1974, influenciando gerações de artistas no estado.

Em reconhecimento à sua contribuição artística e cultural, recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba em 1981 e a Comenda Honorífica da Ordem do Mérito da República Italiana em 1983.

Theodoro de Bona faleceu em 20 de setembro de 1990, em Curitiba.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Itaú Cultural / Secretaria da Cultura do Estado do Paraná 



Foram encontrado(s) 1 registros relacionados ao pioneiro Theodoro de Bona
Curitiba

1980

Theodoro de Bona - Década de 1980

Theodoro de Bona foi um dos mais destacados artistas plásticos do Paraná no século XX. Nascido em Morretes em 11 de junho de 1904, mudou-se ainda criança para Curitiba, onde iniciou seus estudos de desenho em 1912, no Colégio Bom Jesus. A partir de 1922, passou a estudar pintura com Alfredo Andersen, inserindo-se em um[...] Leia mais



Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.