1935


Nestas fotografias de 1935, de autoria de Artur Wischral, registra-se a comemoração de Natal realizada pela Escola de Artes e Ofícios da Cooperativa dos Ferroviários, em Curitiba.
A Escola de Artes e Ofícios dos Ferroviários foi inaugurada em 1933, sendo a primeira instituição de ensino criada no âmbito da Rede de Viação Paraná–Santa Catarina, e estava sob a responsabilidade da Cooperativa União de Socorros e de Consumo dos Ferroviários.
Seu funcionamento estendeu-se de 1933 a 1940 e atendia filhos de ferroviários entre 10 e 14 anos. Entre as atividades oferecidas estavam oficinas de mecânica, serralheria, ferraria, marcenaria e sapataria para os meninos, enquanto as meninas tinham acesso a cursos de corte e costura, bordado e confecção de flores. Para ambos os grupos ofertava-se o ensino primário.
Segundo a historiografia especializada, as festas escolares de fim de ano eram aguardadas com entusiasmo pelos alunos e alunas, pois marcavam o encerramento do período letivo e o início das férias. Nessas cerimônias de conclusão, realizavam-se apresentações de poesias, cânticos de despedida, discursos de agradecimento e as chamadas Exposições Escolares.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / “As Exposições Escolares dos artefatos das alunas da Escola de Artes e Ofícios dos Ferroviários de Curitiba (1933 a 1940)” de Fátima Godinho de Castro e Vânia Mara Pereira Machado / Antigamente em Curitiba / Paulo José da Costa
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.