1970
A rua XV de Novembro tem um papel relevante na constituição urbana de Curitiba. Conhecida como "Rua das Flores", a denominação passou a figurar como XV de Novembro em alusão à Proclamação da República.
Ela foi alargada em 1965, acompanhando a extensão da avenida Luiz Xavier. Na imagem, do início da década de 1970, são vistas três faixas para o tráfego dos carros, espaço para estacionamento e amplas calçadas aos pedestres.
Em 20 de maio de 1972, a rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba, tornou-se a primeira grande via de pedestres do país. As ações daquela década, que moldaram o planejamento urbano da cidade, atenderam parte da população que utilizava a via diariamente. Isso deu ao Centro um grande corredor, com vários cinemas de rua, bares e lojas. O chamado "calçadão" inicia-se na praça General Osório e segue até a praça Santos Andrade.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Curitiba de outros tempos.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.