1941
O Rio Belém nasce e deságua em Curitiba. Sua nascente localiza-se no bairro Cachoeira, e sua foz – junto ao rio Iguaçu – no bairro Boqueirão. É o rio principal da bacia hidrográfica do Rio Belém, uma das trinta e nove sub-bacias hidrográficas do Alto Iguaçu e uma das seis bacias hidrográficas que banham Curitiba. Possui aproximadamente 21,46 km de extensão e tem como afluentes os rios: Água Verde, Fanny, Ivo e Parolin.
Extremamente urbanizado, o rio passou por processo de canalização em aproximadamente dez quilômetros, no intuito de conter as enchentes que aconteciam na cidade. Um dos principais pontos de alagamento situava-se na rua Mariano Torres, conforme demonstra a imagem.
Com a ocupação irregular das margens e despejo do esgotamento sanitário, o rio Belém é um dos mais poluídos de Curitiba, conforme aferição do Instituto Água e Terra do Paraná. Existem projetos para a sua limpeza, além de ampliação das áreas de escoamento.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.