Curitiba

Paróquia Sant'Ana de Abranches

1737


A Igreja Sant’Ana de Abranches é o segundo templo católico mais antigo da capital paranaense, ficando atrás apenas da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, construída em 1737. 

Sua história começa antes de 1873, quando imigrantes poloneses chegaram à região do bairro de Abranches, que se tornou a terceira colônia de imigrantes poloneses mais antiga do Sul do Brasil. Já havia no local uma capela rústica dedicada a Sant’Ana, construída por tropeiros e antigos moradores da região. 

Em 1874, os imigrantes poloneses reformaram as instalações para atender melhor às necessidades da comunidade. Em 1878, com a nomeação do quarto capelão, Pe. Ladislau Grabowski, iniciou-se uma campanha para arrecadar recursos visando a construção de uma nova capela. O projeto também incluía a ampliação da casa paroquial e a construção de um cemitério, inaugurado em outubro de 1879. 

Quase 14 anos depois, em fevereiro de 1893, a nova igreja, atualmente localizada na rua Vitório João Brunor, número 688, foi inaugurada e abençoada. A cerimônia foi conduzida pelo Vigário Geral Forense Alberto Gonçalves, com a assistência dos padres Francisco Soya e do capelão local, padre André Dzietkowicz, contando com a presença dos colonos poloneses da comunidade de Abranches. 

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Paróquia Sant’ana de Abranches


Outras publicações:
Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.