1869
O bairro Bacacheri, cuja história remonta à fundação da Colônia Argelina em 1869, tem suas raízes ligadas à imigração francesa, principalmente daqueles que vieram da Argélia, antiga colônia francesa.
No início do século XX, a região era composta por propriedades rurais que se dedicavam principalmente à pecuária. Neste contexto, a Estrada da Graciosa favoreceu o desenvolvimento local, pois viajantes que partiam para Paranaguá contribuíram para que o comércio e alguns serviços fossem implantados, e muitos moradores se fixassem por ali.
A origem do nome do bairro tem duas versões. A mais conhecida conta que um imigrante tinha uma vaca com o nome de Chèrie, que significa ‘querida’ em francês. Certo dia, enquanto procurava o animal, o homem perguntava a todos se tinham visto a ‘vaca Chèrie’. Com o sotaque francês, as pessoas entendiam ‘vaca’ como ‘baca’ e o ‘Chèrie’ como ‘cheri’, denominando o bairro como Bacacheri. Outra versão diz que o nome do bairro se origina do tupi-guarani e significa ‘rio pequeno’, fazendo referência ao rio que banha o bairro e que recebe o mesmo nome.
A imagem de 1928 mostra uma das residências da Colônia Argelina após a neve que caiu na cidade naquele ano. Também é possível observar três homens carregando tábuas de madeira cobertas de neve.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / História Concisa dos Bairros de Curitiba.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.