1944
Além do racionamento de alimentos, ao longo da Segunda Guerra Mundial o Brasil também passou pela falta de combustíveis derivados do petróleo. Entre as ações do governo, estavam a limitação do horário para a comercialização da gasolina e, em 1943, prevendo uma possível escassez e o aumento de preço, foram definidas cotas máximas para a sua utilização.
Diante dessa situação, uma das soluções encontradas para contornar a falta de combustíveis fósseis foi a adaptação dos motores dos automóveis por meio dos aparelhos de gasogênio, que utilizavam o gás de carvão para seu funcionamento.
Na fotografia datada de 1944, vemos um carro em Curitiba adaptado com o gasogênio. Para realizar essa instalação na cidade, era preciso recorrer a empresas como a Fundição Mueller, a Casa Nichel e a Eletro Aço Altona de Blumenau.
O gasogênio foi uma boa adaptação durante o período da Segunda Guerra Mundial, no entanto, com a possibilidade de utilizar petróleo novamente e devido ao baixo poder calorífico e à alta porcentagem de poluição, o gasogênio foi utilizado durante pouco tempo no país.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Acervo Paulo Roberto Grani / Arquivo Gazeta do Povo / Dissertação de Márcio José Pereira / Grupo Antigamente em Curitiba
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