1902
De acordo com a antropóloga Vanessa Rodrigues Viacava, desde o final do século XIX até meados do século XX, o carnaval de Curitiba era realizado nos clubes sociais e na rua XV de Novembro, principalmente pela elite curitibana, que seguia a comemoração de acordo com o padrão europeu, com bailes de mascarados nos clubes e com o corso nas principais avenidas da cidade.
O corso era uma forma de agremiação carnavalesca que organizava desfiles utilizando carros abertos e luxuosamente ornamentados. De acordo com a pesquisadora: “cabia aos grupos menos privilegiados admirar o luxo e a sofisticação do carnaval dos ricos no elegante corso da rua XV de Novembro”.
Na fotografia, parte da coleção Julia Wanderley, presente no IHGP, observamos o carnaval curitibano na rua XV de Novembro, ano de 1902.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Acervo Paulo José da Costa / Coleção Julia Wanderley / IHGP / Grupo Antigamente em Curitiba / Dissertação Vanessa Maria Rodrigues Viacava
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.