Curitiba

Construção do Hospício Nossa Senhora da Luz – Década de 1890

1890


A fotografia, provavelmente do final da década de 1890, representa a construção do Hospício Nossa Senhora da Luz, inaugurado em 1903 no atual bairro do Ahú. É a primeira instituição psiquiátrica oficial do estado. 

Em 1905, no entanto, foi retirado deste espaço pelo governo do estado, que decidiu  usá-lo como penitenciária. A partir desse momento, a instituição foi transferida para a esquina das atuais avenidas Marechal Floriano Peixoto e Presidente Kennedy, onde foram construídos três pavilhões, inaugurados no ano de 1907.

De acordo com o site do Museu Paranaense, até a construção do Hospício Nossa Senhora da Luz, “os indivíduos considerados ‘loucos’, permaneciam trancados nas casas de familiares, perambulavam livremente pelas ruas ou eram levados para as poucas celas especiais que havia na Santa Casa de Misericórdia ou eram enviados para Cadeia Civil de Curitiba, sendo detidos com bêbados, desordeiros, prostitutas, etc.”.

Com os avanços da psiquiatria, em 1938 o hospício teve sua nomenclatura alterada e passou a ser chamado de Hospital Psiquiátrico. 

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Acervo Turistória / Site Museu Paranaense / Livro Um Jardim Patológico

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.