1886
No século XIX, parte da atual avenida João Gualberto era chamada de rua da Graciosa, e foi nas suas proximidades que se instalaram importantes ervateiros da cidade, como as famílias Fontana e Leão.
Na imagem, datada de 1886 e integrante da coleção da professora Julia Wanderley, podemos observar as carroças se locomovendo por essa rua, que ainda era de terra, e à sua direita o recém-inaugurado Passeio Público.
Apesar de na fotografia, devido ao desgaste do tempo, ser difícil observar, logo no início da subida, à esquerda, estava localizada a Mansão das Rosas, propriedade de Francisco Fontana a partir de 1880. Sua residência, em 1884, recebeu a visita da Princesa Isabel e de seu marido, o Conde d’Eu.
Em 1975, quase cem anos depois, essa mansão foi demolida, e de sua estrutura restou apenas o portal toscano em frente aos novos edifícios que foram construídos.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Acervo IHGP / Acervo Paulo José da Costa / Grupo Antigamente em Curitiba / Turistória
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.