Curitiba

Praça 19 de Dezembro - 1954

1954


Nesta imagem de 1954, registrada por Arthur Wischral, observamos o calçamento da praça 19 de Dezembro. O local recebeu este nome no século XIX, em referência ao dia da emancipação política do Paraná.

A praça, nos moldes que conhecemos hoje, foi inaugurada em 1953, durante as comemorações do Centenário da Emancipação Política do Estado. Foi nesse momento que recebeu seu obelisco de pedra e as estátuas nuas, de autoria dos escultores Erbo Stenzel e Humberto Cozzo, que pretendiam retratar o homem paranaense olhando em direção ao futuro e a mulher como símbolo da Justiça. 

Além disso, o espaço também foi ornamentado com um tanque de águas e um mural de pedra em duas faces, contendo, em uma delas, um alto relevo de Erbo Stenzel e, na outra, um painel de azulejos de Poty Lazzarotto.

No século XIX, mais especificamente em 1863, a prefeitura instalou na praça um chafariz que abastecia de água as imediações. Ele funcionou até 1914 e por isso o local também ficou conhecido como Largo da Carioca, Largo do Campo da Bica, Largo do Chafariz do Nogueira e Largo Dezenove de Dezembro. 

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Postagem de Luiz Venske Dyminski no Grupo Antigamente em Curitiba / Foto de Arthur Wischral

Outras publicações:
Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.