1985
Há 40 anos, em 31 de julho de 1985, o Coritiba Foot Ball Club conquistava o título mais importante de sua história: o Campeonato Brasileiro de Futebol.
Diante do Maracanã lotado, o Coxa enfrentou o Bangu em uma final memorável. Após empate no tempo regulamentar e na prorrogação, a decisão foi para os pênaltis, e o Coritiba venceu por 6 a 5, garantindo um lugar no topo do futebol nacional.
O time era comandado pelo técnico Ênio Andrade e formado por: Almir, André, Aragonez, Caxias, Dida, Édson, Eliseu, Gardel, Gérson, Gil, Gomes, Hélcio, Heraldo, Índio, Jairo, Lela, Marco Aurélio, Marildo, Paulinho, Rafael, Toby, Vavá, Vicente e Zé Carlos.
Além da taça, o Coritiba entrou para a história como o primeiro clube campeão brasileiro da Nova República, marcando não só o futebol paranaense, mas também o cenário esportivo nacional, em um momento de transição política no Brasil.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Coritiba Foot Ball Club
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.