1971
Em 27 de dezembro de 1971, foi inaugurado o Teatro Paiol, um dos marcos culturais de Curitiba.
A cerimônia contou com um espetáculo especial, reunindo grandes nomes da música brasileira: Vinícius de Moraes, Toquinho, Marília Medalha e o Trio Mocotó, em uma apresentação produzida pelo jornalista e crítico cultural Aramis Millarch.
Na ocasião, Toquinho e Vinicius apresentaram a canção inédita "Paiol de Pólvora", composta especialmente para a inauguração.
A música homenageava o novo teatro e, ao mesmo tempo, fazia alusão sutil às tensões políticas vividas durante a ditadura militar nos anos 1970.
O Teatro Paiol surgiu como parte de um conjunto de intervenções urbanas e culturais promovidas pela gestão do então prefeito Jaime Lerner, sendo idealizado por Aramis Millarch como um espaço dedicado à música, à poesia e à arte de vanguarda, ocupando uma antiga instalação militar - um paiol de pólvora transformado em templo cultural.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Prefeitura de Curitiba / Antigamente em Curitiba / Cassiana Lacerda
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.