1960
Nascido em 1917, na cidade da Lapa, Ney Aminthas de Barros Braga foi um dos principais políticos paranaenses do século XX.
Formado na carreira militar no Rio de Janeiro, retornou ao Paraná e, em 1952, foi convidado pelo então Governador Bento Munhoz da Rocha Neto, seu ex-cunhado, para assumir o cargo de Chefe da Polícia do Estado.
Posteriormente, ao ingressar na política, foi eleito Prefeito de Curitiba, Governador do Paraná, Deputado Federal e Senador da República.
Em 1964, quando era governador, Ney Braga foi convidado a assumir o Ministério da Agricultura no governo do Marechal Humberto Castello Branco, de quem havia sido aluno no Rio de Janeiro. Mais tarde, foi nomeado Ministro da Educação no governo do General Ernesto Geisel, com quem mantinha proximidade por meio de laços de amizade com o irmão do presidente.
Na fase de transição democrática, foi convidado por Tancredo Neves para presidir a Itaipu Binacional, cargo que exerceu até 1990.
Entre as principais empresas estatais criadas durante seu governo, destacam-se: SANEPAR, CODEPAR, COHAPAR, FUNDEPAR, CELEPAR, TELEPAR, BADEP, entre outras.
Faleceu em 2000, em decorrência de um câncer ósseo.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Casa Civil / Site Memória Paranaense
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.