1940
Fundada em 1892 pela Igreja Presbiteriana do Brasil, a antiga Escola Americana nasceu da iniciativa das missionárias Miss Elmira Kuhl, Miss Mary Parker Dascomb e D. Bella Carvalhosa. No início, contava com apenas 66 estudantes, mas o número cresceu rapidamente, chegando a 400 alunos em 1912.
Seguindo essa ampliação, uma nova sede foi adquirida em 30 de janeiro de 1914, na rua Comendador Araújo. A instituição recebeu então o nome de Miss Kuhl, em homenagem a uma de suas primeiras professoras.
Já em dezembro de 1934, a pedido do reverendo Luiz L. A. César, a escola passou a oferecer os níveis correspondentes ao ginásio, o que levou à criação do Ginásio Belmiro César no ano seguinte.
A Escola Americana funcionou até 1937, quando o prédio passou a abrigar a Escola Professor Belmiro César. Seu nome pode ser visto em destaque na entrada do edifício, nesta fotografia da década de 1940.
Nos anos seguintes, o edifício teve novos usos: na década de 1960 recebeu o Colégio Militar da PM-PR e, a partir dos anos 1970, passou a sediar o Colégio Dom Bosco. No início dos anos 2000, no entanto, a construção foi demolida para dar lugar as novas edificações do Hospital São Vicente.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Igreja Presbiteriana do Brasil / Antigamente em Curitiba / Paulo José da Costa
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.