1980

O Cemitério São Francisco de Paula, também conhecido como Cemitério Municipal, foi fundado em Curitiba em 1.º de dezembro de 1854, por ordem de Zacarias de Góes e Vasconcelos, então presidente da Província do Paraná.
Com experiência anterior na elaboração do projeto do Cemitério Municipal do Rio de Janeiro, Zacarias reconheceu a necessidade de criar um espaço semelhante na capital paranaense. O terreno destinado ao cemitério pertencia originalmente ao padre Agostinho Machado de Lima, que o doou para essa finalidade.
As obras avançaram lentamente, e o cemitério foi inaugurado em 1855, registrando onze sepultamentos em seu primeiro ano de funcionamento. A conclusão definitiva da obra, com a construção dos muros em alvenaria, ocorreu em 1865.
Esta fotografia, datada de 1980, mostra o cemitério com cerca de 125 anos de existência.
Atualmente, com mais de 170 anos de história, o Cemitério São Francisco de Paula é o mais antigo de Curitiba. Possui cerca de 5,7 mil túmulos e mais de 67 mil sepultamentos, preservando parte significativa da memória da cidade e de seus habitantes.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Turistória / Fotografia de Paulo Munhoz
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.