Curitiba

Decoração da praça Rui Barbosa - 1956

1956


A praça Rui Barbosa só foi oficialmente reconhecida como tal em 1955, durante a gestão do prefeito Ney Braga. Até então um grande descampado, o espaço passou por um processo de revitalização que incluiu a implantação de jardins e de uma fonte luminosa.

Em um entorno já marcado por instituições de grande relevância, como a Santa Casa de Misericórdia, a Igreja do Bom Jesus e o Quartel do Batalhão de Caçadores, a região passou a incorporar também uma praça planejada segundo o modelo dos jardins franceses, adquirindo uma nova identidade urbana e paisagística.

Nesta fotografia de 1956, de Artur Wischral, vê-se uma das peças decorativas que já constavam como vandalizadas no local, conforme a pequena anotação feita pelo retratista. Ao fundo, também se observa a Igreja do Bom Jesus, diante do que seria hoje a avenida André de Barros.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Museu Paranaense

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.