Londrina

Os arcebispos de Londrina

1970


Após a avaliação da Cúria do Vaticano, a então Diocese de Londrina foi elevada ao nível de Arquidiocese em 31 de outubro de 1970, e efetivada mantendo Dom Geraldo Fernandes Bijos como o primeiro Arcebispo de Londrina. 

Décadas depois, nos anos 1980, a Arquidiocese viveria sua primeira sucessão. Dom Geraldo Fernandes faleceu em 29 de março de 1982, vítima de problema cardíaco. Em 28 de janeiro de 1983 tomou posse Dom Geraldo Majella Agnelo, então bispo de Toledo. Dom Geraldo Majella permaneceu à frente da Arquidiocese até 1992, quando, a convite do Papa João Paulo II, assumiu funções na Secretaria da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, no Vaticano. 

No mesmo ano, foi nomeado como terceiro arcebispo de Londrina Dom Albano Cavallin, transferido de Guarapuava. Em 2006, ao completar 75 anos, idade prevista pelo Código de Direito Canônico para aposentadoria, Dom Albano encerrou seu arcebispado, tornando-se arcebispo emérito.

Em 10 de maio de 2006, o Papa Bento XVI nomeou Dom Orlando Brandes como novo arcebispo de Londrina. Ele permaneceu no cargo até 2017, quando foi designado arcebispo de Aparecida, tomando posse em 21 de janeiro daquele ano. No mesmo dia, a Santa Sé anunciou Dom Manoel João Francisco como Administrador Apostólico, função exercida até 12 de agosto de 2017. 

Em 14 de junho de 2017 foi anunciado Dom Geremias Steinmetz como novo arcebispo de Londrina, tornando-se o quinto arcebispo da Arquidiocese. A missa de posse, com entrada solene, ocorreu em 12 de agosto de 2017.

A fotografia foi tirada em 1936 e destaca a segunda igreja católica, construída no mesmo local onde atualmente está a catedral atual. Em madeira, no ponto mais alto da cidade, o segundo templo foi edificada tendo como base os desenhos do engenheiro Willie Davids, com inauguração em agosto de 1934.

Fontes: Arquidiocese de Londrina / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.