Londrina

O Festival Internacional de Música de Londrina: origens

1979


Na “Cidade dos Festivais”, o Festival Internacional de Música de Londrina tem um lugar de destaque. E entre suas principais características está ser um evento especialmente dedicado à formação musical. É uma nuance que permeia a própria história local. Na cadência dos anos que se seguiram à fundação de Londrina, o Colégio Mãe de Deus, erguido para abrigar os primeiros sonhos das famílias pioneiras, tornou-se o berço da harmonia na cidade. Desde 1945, suas salas ressoam com os acordes que moldam mentes e corações.

Foi em 1956 que o Congresso de Música Mãe de Deus, com suas portas abertas à melodia, pavimentou o caminho para a criação da Faculdade de Música. A cidade se transformava em um solo fértil, pronto para cultivar talentos. Chegaram os anos 1970, a Universidade Estadual de Londrina foi criada, uma agitação cultural se manifestou, e então começaram a surgir festivais universitários. 

Neste contexto, nasceu o Festival de Música de Londrina. Em 27 de julho de 1979, aconteceu o concerto de abertura do 1° Festival de Música Barroca de Londrina. Por questões de infraestrutura, o evento planejado para a cidade de Antonina foi transferido para o Norte do Paraná. O maestro Norton Morozowicz foi responsável pela coordenação do festival. A programação contemplou diversos gêneros e estilos musicais, não se limitando à música barroca. A primeira edição do festival foi breve e descomplicada.

Morozowicz teve pouco tempo para organizar o evento. Foram poucos meses para erguer o festival do zero. Contudo, grandes talentos da Müsica se reuniram e três cursos foram realizados. Helder Parente foi o responsável pela formação em Música Antiga, Homero Magalhães ministrou o curso de Interpretação Pianística e Roselys Roderjan abordou a história das Músicas e Músicos do Paraná.

Na edição do ano seguinte, que aconteceu entre 02 e 12 de julho, o evento passou a se chamar Festival de Música de Londrina. Teve um formato maior e mais diversificado. Trouxe professores e apresentações das maiores cidades do país. 

Fontes: Festival de Música de Londrina / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.