1979
Quando Guidimar Guimarães se desligou da Construtora Brasília em 1979, levou consigo o sonho de criar uma empresa que combinasse a tradição construtiva que havia ajudado a estabelecer com uma visão empresarial renovada. Assim nasceu a Brastec, construtora que se tornaria uma das principais forças do mercado imobiliário londrinense nos anos 1980.
A Brastec foi criada em 1979 como subsidiária da Brasília, mas ganhou independência quando Guidimar assumiu sua direção. Com 106.770,88 metros quadrados construídos em 15 edifícios, a empresa pode parecer modesta em números, mas sua importância vai muito além das estatísticas: a Brastec especializou-se no sistema de condomínio fechado, construindo 14 edifícios nessa modalidade.
O grande diferencial da Brastec estava na expertise herdada da Brasília combinada com a inovação do sistema de condomínio. Guidimar Guimarães trouxe para a nova empresa toda a experiência técnica acumulada durante anos de parceria com Manoel Alho da Silva, mas adaptou essa experiência às novas demandas do mercado dos anos 1980.
A empresa teve seu auge na década de 1980, quando construiu todos os seus 14 edifícios pelo sistema de condomínio, totalizando 102.578,87 metros quadrados. Era a demonstração de uma estratégia empresarial focada e bem-sucedida, que soube aproveitar o momento favorável da economia brasileira para consolidar uma marca respeitada no mercado londrinense.
Na foto, o edifício Imperador, entregue em 1989 pela Brastec, está localizado na avenida Higienópolis, 562.
Fontes: Dissertação de Viviane Rodrigues de Lima Passos. A verticalização de Londrina: 1970/2000 – a ação dos promotores imobiliários (UEL, 2007); entrevista com Guidimar Guimarães; arquivo da Brastec. / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.