Londrina

'Cinema Londrinense está Nascendo'

1972


Em 1972, um curta em 16mm iniciado no entorno do prédio do Relojão, no atual Calçadão, virou assunto de redação. O músico Paulinho Barnabé, irmão mais novo de Arrigo Barnabé, começou a filmar ali uma produção local. E a imprensa londrinense, ainda antes de qualquer “cena” consolidada, registrou que havia algo em curso.

O Novo Jornal, comandado por Délio César (lembrado também como um dos criadores do FILO e por sua trajetória na imprensa local), publicou uma matéria de Carlos Verçosa acompanhando aquelas filmagens. O filme acabou não se concretizando, mas o valor desse registro está no fato de que alguém decidiu tratar a experiência como notícia. Em outras palavras: o nascimento de um filme londrinense aparece ali não como retrospecto, mas como acompanhamento em tempo presente. Também, sob o ponto de vista históricco, é possível que esse seja o primeiro registro jornalístico acompanhando as gravações de um filme londrinense.

A própria memória material da redação ajuda a fixar esse instante. Na redação do jornal, que funcionava na rua Pio XII, perto do Colégio Hugo Simas, a fotografia mostra que no quadro de pautas ao fundo, atrás de Délio César, há um desenho feito pelo editor-chefe, Leonardo Henrique dos Santos. A imagem funciona como síntese de uma ambição editorial: à esquerda, as palavras “luzes”, “câmera” e “ação” e à direita, a frase “Cinema londrinense está nascendo”. Mais do que um fluxo de trabalho, é um modo de declarar que filmar em Londrina podia ser, também, um assunto de interesse público.

Para além da Literatura e do Teatro, Londrina já dmeonstrava querer fazer cinema. Poucos anos depois, esse desejo se organizou e se materializou na ALCA – Associação Londrinense dos Cineastas Amadores.

Fontes: Rodrigo Grota. / Cesaro, Caio Julio. "Memória: Produção Cinematográfica em Londrina", 1995. /  Acervo Londrina Histórica.

Outras publicações:
Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.