Maringá

Contorno Sul não atrai motoristas - 1993

1993


Em junho de 1993, a Revista Acim trouxe uma reportagem sobre a importância da avenida Colombo para o desenvolvimento socioeconômico de Maringá. Na expectativa para desafogar o trânsito de veículos pesados sobre essa via, um ponto foi destacado: desde sua inauguração, o Contorno Sul não vinha alcançando os seus objetivos. 

Inaugurado durante a primeira gestão do prefeito Said Felício Ferreira, no final da década de 1980, o Contorno Sul também era conhecido como avenida das Torres, devido aos postes de alta-tensão à sua margem. 

Segundo apontou a reportagem, o Contorno Sul vinha sendo mais utilizado na época por moradores dos bairros da região. "A topografia acidentada, com muitas subidas, não atrai os motoristas, já que isso aumenta o consumo de combustível e ocasiona perda de tempo", foi registrado. Tudo isso somado com o crescimento de habitantes nos conjuntos circunvizinhos, que resultou na instalação de diversas lombadas ao longo do percurso. 

Como alternativa, destacou-se na oportunidade que a Secretaria de Estado dos Transportes estava projetando o Contorno Norte, o qual já estava previsto no plano diretor do Município de Maringá. Esperava-se não haver os mesmos equívocos constatados no Contorno Sul. 

Após modificações e aportes do Governo Federal, o Contorno Norte de Maringá foi inaugurado em janeiro de 2014, após mais de duas décadas de seu anúncio. 

Fontes: Revista Acim de junho de 1993 / Centro de Documentação Luiz Carlos Masson / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.