Maringá

Major Carvalho, uma vida dedicada à Segurança Pública

1973

Filho de Ana Messias e João Carvalho, José Crisogno Carvalho nasceu em Mafra, Santa Catarina, no dia 23 de novembro de 1944.

Quando estava com cinco anos, sua família se mudou para a capital do Paraná, cidade que passaria a juventude e conheceria sua futura esposa. 

Casou-se com Janete Taborda Carvalho em 10 de janeiro de 1970. Do matrimônio surgiram dois filhos, Marcio e Janaína. 


Interessado pela carreira na Segurança Pública, José Crisogno Carvalho ingressou na Polícia Militar do Estado do Paraná em 21 de junho de 1963, aos 18 anos. Formou-se aspirante a oficial na Academia Militar em Curitiba, no mês de agosto de 1969.

Engajado, aceitou o desafio e foi transferido para o interior do estado. Aos 25 anos, assumiu o comando da então Rádio Patrulha (RP), no 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), em Maringá. Hoje, essa repartição é conhecida pela sigla Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel). Na cidade, Carvalho faria carreira e teria uma longeva trajetória. 


Posteriormente, já como capitão, assumiu o comando da 4ª Companhia de Polícia Rodoviária do Paraná. 

Visando aprimorar os conhecimentos e viabilizar acessão na corporação militar, graduou-se em Direito pela Universidade Estadual de Maringá no ano de 1986. Depois, conquistou elevação marcando seu nome na história da Polícia Militar como major Carvalho. 


Ao longo da década de 1980, circularia por cidades da região, como Londrina e Apucarana. E, devido aos conhecimentos técnicos, acabou convidado e assumiu a direção de Transportes do Município de Maringá durante a gestão do prefeito Ricardo Barros, no final da década de 1980 e início dos anos 1990. 

Muito conhecido, concorreria nas eleições para a Câmara Municipal de Maringá. Suplente, chegou a ocupar o cargo por seis meses. Entre 1997 e 1998, tornou-se secretário Municipal de Transportes nessa mesma cidade. 

Mesmo depois de reformado, major Carvalho continuou frequentando o campo de futebol do 4º BPM até março de 2021 (na antiga imagem do time, major é o primeiro agachado da esquerda para a direita).


Major Carvalho reside próximo ao antigo Aeroporto Regional Dr. Gastão Vidigal, na mesma rua, desde 1973. Hoje, vive tranquilo rodeado de netos, amigos, esposa e filhos.


Fontes: acervo da família Carvalho / contribuições de Márcio Carvalho / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.