1968
O "pé de chinelo" tornou-se o principal símbolo de campanha das eleições à Prefeitura de Maringá em 1968.
Consta que opositores de Adriano José Valente, em um momento infeliz, teriam dito que o emedebista não tinha estrutura para comandar o Município, fazendo alusão de que ele seria um “pé de chinelo”. Com audácia, a equipe de coordenação de sua campanha tratou de incorporar aquele como um símbolo de sua popularidade e proximidade com as massas. Somado a outras estratégias, o símbolo fez o candidato do MDB ter seu nome inserido com destaque pelos bairros.
A segunda imagem mostra o palco de um dos muitos comícios realizados por Adriano José Valente, candidato que aparece de paletó escuro fazendo o “v” de vitória. Com os dois microfones em mãos, ao centro está o professor Renato Bernardi, então vice daquela chapa. À esquerda está a esposa do futuro prefeito, Purificação de Jesus Valente. A conhecida dona Puri usa em seu peito o símbolo daquela campanha, conforme destaque.
Ao abrir as urnas, Adriano Valente sagrou-se quinto prefeito de Maringá com 19.471 votos. João Paulino, por sua vez, contabilizou 14.415 votos e Ardinal Ribas, 1.044 votos.
Fontes: Acervo Família Valente / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.