1960

O registro aéreo mostra as instalações do Vale Azul Iate Clube ao longo da década de 1960.
Lançado no coração do loteamento Chácaras Aeroporto pela Promoção e Vendas Maringá Ltda. (Promag) em 1963, o clube foi implantado em uma área de seis alqueires. Giovane Ferraz, Romão Poli Filho e Ricarte de Freitas foram responsáveis pelo projeto.
Ao lado do Vale Azul, uma barragem foi construída para represar as águas do Ribeirão Pinguim. A fim de aproveitar a represa, uma usina elétrica foi inaugurada no local em 1967.
Quanto ao loteamento do entorno, havia dois núcleos: um ligado a Maringá e outro ao município de Marialva e seu então distrito, Sarandi. No lado pertencente a Maringá, uma escola foi inaugurada em 1968. Nomeada João Augusto da Silveira, teria funcionado por apenas dez anos.
Vale destacar que, na década de 1940, essa grande área da Chácaras Aeroporto era ocupada pela Fazenda Montenegro, de Francisco Montenegro, e pela Fazenda Santo Antônio, que somavam mais de cem alqueires. Nas imediações ficavam outras duas grandes propriedades: a Fazenda São Bonifácio, do padre Emil Clemens Scherer, e a fazenda de Carlos Corrêa Borges.
Sendo um complexo de piscinas e outras áreas de lazer, o Vale Azul foi muito frequentado pela comunidade local e regional até a década de 1990.
Fonte: Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.