Maringá

O 1º a nascer em Maringá - 1952

1952


Feita no início de 1952, a imagem mostra Juracy Cordeiro da Silva, apontado como o primeiro a nascer em Maringá.

Tendo a pedra fundamental da futura cidade sido lançada em 10 de novembro de 1942, e, portanto, estando formalmente demarcada pela Companhia de Terras Norte do Paraná, Juracy veio ao mundo três meses depois, em 11 de fevereiro de 1943. Reconhecido como tal, acabou convidado a participar de diversas solenidades locais.

A imagem o mostra sobre uma pilha de paralelepípedos, símbolo de avanço urbano à época, na avenida Brasil, entre a avenida Duque de Caxias e a então avenida Ipiranga (atual Getúlio Vargas). Ao fundo aparecem, a partir da esquerda: o Banco Comercial do Estado de São Paulo, a Relojoaria Ônix, a Casa Nickel e as obras do futuro Palace Hotel, pertencente à família Planas.

Embora Juracy Cordeiro da Silva seja apontado como o primeiro a nascer na cidade, o primeiro a ser oficialmente registrado em Maringá foi Sérgio Ceravolo, filho de Suzana Ceravolo e Flávio Ceravolo, proprietários do Hotel Bom Descanso. Nascido em 12 de fevereiro de 1949, no estabelecimento dos pais, localizado na praça da Rodoviária (atual Napoleão Moreira da Silva), Sérgio foi registrado em 23 de maio de 1949, assim que o primeiro cartório foi instalado no então distrito.

Juracy faleceu em Curitiba no dia 7 de outubro de 2022, aos 79 anos, vítima de problemas de saúde. Ele atuava no ramo hoteleiro.

Fontes: O Malho, edição VI de 1952 / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.