1970

Feita na segunda metade da década de 1970, o registro mostra o desenlace da fita inaugural da escola de 1º grau que passou a denominar-se Brasílio Itiberê. Localizado na avenida Itororó, na Zona 2, o estabelecimento foi inicialmente nomeado 4º Grupo Escolar de Maringá, tendo sido criado em 1961. Posteriormente, a instituição passaria a se chamar Loyde Novaes e, por fim, Brasílio Itiberê.
Ao fundo da imagem daquele ato, em meio aos alunos e professoras, observa-se Jayme Canet Júnior, então governador do Estado do Paraná.
Reconheceu as demais pessoas? Deixe um comentário.
A denominação final da escola presta homenagem ao diplomata e músico brasileiro Brasílio Itiberê da Cunha. Nascido em Paranaguá, no dia 1º de agosto de 1846, formou-se em Direito e, pianista desde a juventude, conquistou notoriedade como compositor. Nomeado embaixador em Portugal, o advogado faleceu em 11 de agosto de 1913, aos 67 anos, antes de assumir a função. Itiberê é o patrono da cadeira de número 19 da Academia Brasileira de Música.
Fontes: Acervo e contribuição de José Jair Proença / Grupo Maringá, História e Algo Mais / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.