1920
Nascido em Tibagi no ano de 1865, Rogério Moricini Borba, também conhecido como Coronel Rogério Borba, é um dos personagens mais emblemáticos do pequeno município de Reserva, que conta com 26 mil habitantes e está localizado no centro-oeste do Paraná.
Filho do também Coronel Telêmaco Borba, Rogério teria sido o primeiro prefeito do recém-criado município, caso não tivesse sido assassinado. A história ocorreu em 1921, o mesmo ano em que a cidade foi oficialmente emancipada.
Reserva havia obtido o status de cidade por meio de uma lei estadual, em 26 de março daquele ano. Rogério Borba, que havia sido eleito deputado estadual no ano anterior, era o amplo favorito para a primeira eleição executiva do município e havia consolidado sua vitória nas urnas. No entanto, acabou vítima de uma emboscada no dia 6 de agosto de 1921, sendo morto com um tiro de espingarda enquanto andava a cavalo em uma das principais vias da cidade. Rixas políticas são apontadas como a motivação para o crime.
Em seu lugar, assumiu o também coronel Manoel Antônio Gomes, que governou a cidade por pouco mais de 11 anos.
Após sua morte, foi homenageado com o nome de uma das principais avenidas de Reserva: a avenida Coronel Rogério Borba, que mantém essa nomenclatura até os dias atuais.
Fontes: Alep / Prefeitura de Tibagi / Prefeitura de Reserva / O Paraná e seus municípios / Foto - Acervo de Andriele Krupek e Claudecir de Oliveira Rocha / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.