2005
No início dos anos 2000, o então Atlético Paranaense - sem o ‘H’ - dava seus primeiros passos rumo a ser um time de projeção nacional. Após a conquista do Campeonato Brasileiro de 2001, que serviu para revelar grandes nomes do futebol nacional, como os atacantes Alex Mineiro e Kléber Pereira, o time seguiu fazendo campanhas de destaque, vencendo os campeonatos paranaense de 2002 e 2005.
Também em 2005, o furacão faria a que, naquele momento, seria a sua principal participação na história da Copa Libertadores da América. Depois de uma primeira fase ruim, onde a classificação veio apenas após uma combinação de resultados na última rodada, o rubro-negro paranaense embalou no mata-mata, deixando pelo caminho Cerro Porteño nas oitavas, o favorito e então campeão brasileiro Santos nas quartas e o Chivas Guadalajara, do México, nas semifinais.
O adversário da final seria o favorito São Paulo, bicampeão nos anos 1990. E o primeiro desafio não foi dentro de campo, mas fora dele. Acontece que a Conmebol não havia liberado a Arena da Baixada para a decisão, por conta do estádio não se encaixar na capacidade de público e outros critérios da entidade.
O clube iniciou trabalhos de bastidores pensando em mudar a decisão da confederação semanas antes da partida. A convite dos presidentes dos Conselhos Administrativo e Deliberativo do Atlético, João Augusto Fleury da Rocha e Mario Celso Petraglia, por exemplo, o então presidente da Conmebol, Nicoláz Leoz, veio à Curitiba em 1º de março daquele ano, onde foi agraciado com o título de Cidadão Honorário na Câmara Municipal.
Mesmo com os esforços, o clube da capital precisou jogar a final no Beira Rio, em Porto Alegre. No primeiro jogo, com mando do Atlético, empate em 1 a 1, com gols de Aloísio e Durval. Na volta, no Morumbi, goleada são-paulina por 4 a 0, com gols de Amoroso, Fabão, Luizão e Diego Tardelli.
Fontes: Acervo Gazeta do Povo / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.