Paraná

Luiz Carlos Alborghetti - Década de 1990

1990


Um dos precursores do chamado ‘jornalismo policial’ brasileiro e conhecido pelo jeito explosivo como apresentador de TV, Luiz Carlos Alborghetti, o ‘Cadeia’, também registrou a sua passagem pela política partidária. 

O registro, do acervo do ex-prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, mostra Alborghetti - segundo da direita para a esquerda - em uma de suas campanhas eleitorais, em algum momento da década de 1990. Na foto, ele aparece ao lado do ex-governador Alvaro Dias - primeiro da direita para a esquerda -.

Nascido em Andradina, no interior de São Paulo, em 12 de fevereiro de 1945, Alborghetti iniciou sua carreira no jornalismo em 1976, como radialista em Goioerê. Ainda em 1976, ele deu o start na carreira como jornalista policial, ao mudar-se para Londrina para atuar na rádio Tabajara, comandando o próprio programa policial. Aquele programa de rádio, onde relatava crimes ocorridos na cidade, serviria de base para, três anos mais tarde, estrear o ‘Cadeia’, seu primeiro programa de televisão. Com o sucesso na programação, o Cadeia passou a ser exibido em rede estadual.

Em 1983, Alborghetti foi eleito vereador de Londrina. Quatro anos mais tarde, viria a primeira eleição para deputado estadual, função que exerceu por 16 anos, entre 1987 e 2003. 

Fontes: Alep / Câmara de Londrina / UOL / Foto - Acervo de Luiz Carlos Setim / Acervo Paraná Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.