1890
Na transição do século XIX para o século XX, o Brasil vivenciava a quebra de paradigmas morais no ramo da medicina. Um deles era sobre os tratamentos mais adequados para os doentes mentais. Até o fim dos anos 1890, o país tinha pouquíssimas instituições de tratamento psiquiátrico.
Em Curitiba, por exemplo, pesquisas históricas mostram que era grande o número de doentes mentais que eram trancados na cadeia pública. Outros muitos eram enviados para a Santa Casa, que era a única grande instituição hospitalar da capital. A ideia, naquele momento, não era o tratamento desses doentes, mas oferecer abrigo.
E foi dentro da própria Santa Casa que passou-se a discutir a possibilidade da criação de uma ala psiquiátrica, ideia sugerida pelo padre Alberto Gonçalves. E assim, em 1896, teve início a construção do primeiro hospital psiquiátrico do Paraná, o Nossa Senhora da Luz. A foto retrata a fase intermediária de construção, no fim dos anos 1890.
A instituição foi inaugurada em 25 de março de 1903. Da sua inauguração até 1945, o Nossa Senhora da Luz foi a única instituição psiquiátrica de todo o estado.
Fontes: “Uma máquina de curar: o hospício Nossa Senhora da Luz em Curitiba e a formação da tecnologia asilar (final do século XIX e início do XX)” / Turistoria / Foto - Acervo de Rodrigo Bichara / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.