1912
A fronteira entre os estados do Paraná e Santa Catarina esconde a história de um dos maiores confrontos armados ocorridos em solo brasileiro. Estamos falando da Guerra do Contestado, que perdurou entre os anos de 1912 e 1916 e consistiu na disputa de terras entre as duas unidades federativas.
Tudo começou ainda em 1912, durante a construção da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande. Em um período em que a economia brasileira ainda não era completamente desenvolvida, milhares de pessoas sem instrução mudaram-se para a região, onde a estrada de ferro seria construída.
Finalizadas as obras da ferrovia, todas essas pessoas ficaram desempregadas e montaram acampamentos na fronteira dos estados, gerando uma crise social e institucional, iniciando os embates entre Paraná e Santa Catarina. Aliado a isso, havia uma disputa por terras na região por conta da abundância de erva-mate, que era a principal cultura econômica do Paraná naquele período.
O governo federal interviu, mandando tropas para dispersar os ‘sertanejos’, como ficaram conhecidos os acampados oriundos da Estrada de Ferro. O conflito foi finalizado em 1916, com um acordo entre Paraná e Santa Catarina sobre a demarcação das terras.
Fontes: Brasil Escola / Museu Paranaense / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.