Paraná

O título inédito - 23 de dezembro de 2001

2001


A rivalidade Paraná-São Paulo ganhava um novo capítulo no início dos anos 2000. Com o Estado ainda desacostumado com as grandes decisões, o Atlético Paranaense - ainda sem o 'H' - fez bonito na primeira fase do Campeonato Brasileiro de 2001, terminando em segundo lugar com 51 pontos, 8 atrás do líder São Caetano, uma equipe em ascenção naquele momento.

No mata-mata, o Furacão 'varreu' São Paulo e Fluminense, enquanto o Azulão deixou pelo caminho Bahia e Atlético Mineiro. Na final, os dois times buscavam conquistar o Brasil pela primeira vez.

Apesar do favoritismo paulista, o time curitibano não teve dificuldades em despachar o rival nos dois confrontos. Na ida, na Arena da Baixa, uma maiúscula vitória por 4 a 2, diante de mais de 31 mil torcedores.

A volta foi disputada no dia 23 de dezembro de 2001, no Anacleto Campanella. Com gol de Alex Mineiro, aproveitando o rebote de Silvio Luiz aos 22 minutos da segunda etapa, o Furacão, do técnico Geninho, sacramentou sua primeira conquista nacional.

Fontes: Gazeta do Povo / GRPCom / Acervo Paraná Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.