1850
No último século do Brasil Império, o país era dividido entre capitanias gerais e subalternas, todas elas ainda dependentes da coroa portuguesa, que escolhia a dedo os presidentes da cada uma das províncias (zonas territoriais que hoje equivalem aos Estados), embora ainda com diferenças nas demarcações atuais.
Até a década de 1850, a região onde atualmente está situado o território paranaense pertencia à província de São Paulo. Apenas em 29 de agosto de 1853 que o então imperador Dom Pedro II assinou a criação da província do Paraná, oficializada em 19 de dezembro daquele mesmo ano com a posse do primeiro presidente: Zacarias de Góis e Vasconcellos.
Nascido em Valença, no interior da Bahia, em 5 de novembro de 1815, Zacarias era um notório advogado e integrante da classe política imperial, tendo sido deputado provincial pela Bahia entre 1843 e 1847.
Por conta da proximidade com o imperador, também já havia sido presidente de outras duas províncias antes: Piauí e Sergipe. Após deixar o comando do Paraná, em 1855, retornou à Bahia, onde foi reconduzido ao mandato de deputado provincial e, em seguida, eleito senador, posição que ocupou até o ano de sua morte, em 1877.
Fontes: Casa Civil do Paraná / IBGE / Academia Paranaense de Letras Jurídicas / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.