1970
Na década de 1930, quando o Paraná decidiu formar o primeiro núcleo de colonização e povoamento nas margens do Rio Iguaçu, foi realizado um convênio com representantes do Governo Polonês para que a região fosse povoada por imigrantes poloneses.
Para isso foi organizada uma companhia, que recebeu o nome de COMPANHIA MERCANTIL PARANAENSE S/A. Essa companhia, com sede em Curitiba, foi responsável pela realização do projeto de colonização do território que hoje compreende a cidade de Quedas do Iguaçu. Logo, a colonizadora polonesa iniciou a propaganda sobre a colonização na região, assim foram aparecendo os primeiros imigrantes poloneses, vindos do Rio Grande do Sul. Os colonos eram obrigados a derrubarem os pinheiros gigantes que aqui haviam. O primeiro colonizador a chegar com sua família foi José O’Bara.
Inicialmente considerado distrito de Laranjeiras do Sul, Quedas do Iguaçu foi oficialmente emancipada em dezembro de 1967.
Fontes: Prefeitura de Quedas do Iguaçu / Jornal Expoente do Iguaçu / Acervo Paraná Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.