1910
Com as ferrovias ainda em estágio inicial e com pouquíssimas estradas em condições trafegáveis no Paraná, a locomoção por meio de barcos a vapor era bastante comum em algumas regiões do Estado entre o fim do século XIX e os anos iniciais do século XX. Uma das rotas mais utilizadas era a do Rio Iguaçu, ligando o Paraná a Santa Catarina, passando por cidades como União da Vitória, pelo lado paranaense, e Porto União, do lado catarinense.
As embarcações serviam desde o transporte de passageiros até o escoamento de mercadorias, como madeira e erva-mate. O registro em questão, de 1910, é da embarcação que ficou conhecida como “Potinga”.
O vapor Potinga começou a circular pelo rio Iguaçu em 1891, como propriedade de José Marques, adquirido de Francisco Fasce Fontana. Antes da sua aquisição, navegava pelo rio Tibagi, batizado com o nome “Fontana”.
A embarcação tinha 22 metros de comprimento, 5,5 metros de largura e maquinário a vapor com potência de 60 HP. Foi o primeiro com roda propulsora na popa e serviu de modelo para os demais barcos fabricados em Porto União.
Fontes: Acervo de Gazeta do Povo e Paulo Roberto Grani / Acervo Paraná Histórica
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