Ponta Grossa

Praça Barão do Rio Branco - Década de 1920

1920


Do acervo de Marcelo de Lima, o registro mostra a praça Barão do Rio Branco, na região central, em algum momento da década de 1920. Não foi possível identificar qual evento estava sendo celebrado no local. 

A praça ficou famosa, ao longo dos anos, por reunir nas proximidades outros logradouros públicos cheios de história, como a Concha Acústica Carlos Gomes e a Igreja do Rosário.

A Igreja do Rosário, conforme os registros históricos, foi erguida em 1869, com um aspecto simples. Ela mantinha um estilo colonial jesuítico, sendo gerida pela Irmandade do Rosário e bastante frequentada por escravos.

Ainda em aspecto simples, a igreja se manteve até a primeira metade da década de 1940, quando foi demolida. Em seu lugar, uma nova igreja foi levantada em alvenaria, apresentando torres imponentes, que se mantém até os dias atuais. Em 1961, foram feitas as pinturas nas paredes da Capela do Altar Mor, por artistas húngaros, representando os três mistérios do Rosário.

Fontes: Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa e Diocese de Ponta Grossa / Foto - Acervo de Fundação Municipal de Cultura / Acervo Ponta Grossa Histórica

Outras publicações:
Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.