1894
Arthur Júlio Wischral era filho de imigrantes alemães e nasceu em Curitiba no ano de 1894. Desde muito jovem, tomou gosto pela fotografia e, em 1910, teve as primeiras noções de fotografia profissional ao procurar a orientação do fotógrafo alemão Germano Fleury, que estava residindo em Curitiba.
Registrando as cenas do cotidiano e, principalmente, a cidade, em 1913 ganhou uma máquina fotográfica e passou a trabalhar como repórter fotográfico do jornal A República.
Aconselhado por seu pai, viajou à Alemanha para aprender novas técnicas fotográficas. Ficou seis anos no país e nesse período fez estágio no laboratório da Universidade de Würzburg e passou a trabalhar no jornal Franken Warte.
Ao retornar para Curitiba em 1921, começou a prestar serviços para o governo e empresas, fotografando, por exemplo, o interior do Paraná para as comemorações do Centenário da Independência do Brasil, e foi contratado pela Rede Viação Paraná - Santa Catarina para registrar a Estrada de Ferro Curitiba - Paranaguá.
No início da década de 1940, a prefeitura de Curitiba o contratou para documentar as obras do Plano Agache e, ao longo de três décadas, Wischral fotografou a transformação da cidade — muitas das quais publicamos aqui no Curitiba Histórica.
Com uma vida dedicada à fotografia, Wischral produziu inúmeros registros importantes de todo o país e se tornou um dos maiores fotógrafos do Brasil. O curitibano faleceu em 1982, com 88 anos.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Postagem de Paulo Roberto Grani no Grupo Antigamente em Curitiba / Brasiliana Fotográfica
1920
Arthur Júlio Wischral era filho de imigrantes alemães e nasceu em Curitiba no ano de 1894. Desde muito jovem, tomou gosto pela fotografia e, em 1910, teve as primeiras noções de fotografia profissional ao procurar a orientação do fotógrafo alemão Germano Fleury, que estava residindo em Curitiba.Registrando as cenas do [...] Leia mais
1944
Nesta fotografia de Arthur Wischral, feita em 1944, vemos o início das obras de alargamento da avenida Cândido de Abreu. Nesse momento, a via ainda estava em um estágio inicial e mal se parecia com o que conhecemos hoje.Assim como outras ruas da cidade, a Cândido de Abreu foi alargada e pavimentada como parte das mudan[...] Leia mais
1940
Nesta fotografia, provavelmente da década de 1940, vemos o encontro das atuais avenidas São José (à esquerda) e Presidente Affonso Camargo (à direita).Em contraste com a atualidade, percebemos que naquele momento as vias, hoje sempre movimentadas, ainda eram de chão batido, e a paisagem era praticamente toda rural. Naq[...] Leia mais
1941
Nesta fotografia registrada por Arthur Wischral, no ano de 1941, observamos as obras na atual avenida Luiz Xavier, que naquele período ainda se chamava João Pessoa.A avenida foi criada no início do século XX com o nome de Luiz Xavier, em homenagem ao Coronel Luiz Antônio Xavier, prefeito de Curitiba entre 1900 e 1907, [...] Leia mais
1954
Nesta imagem de 1954, registrada por Arthur Wischral, observamos o calçamento da praça 19 de Dezembro. O local recebeu este nome no século XIX, em referência ao dia da emancipação política do Paraná.A praça, nos moldes que conhecemos hoje, foi inaugurada em 1953, durante as comemorações do Centenário da Emancipação Pol[...] Leia mais
1941
A avenida João Gualberto foi criada originalmente como Boulevard Dois de Julho, devido à sua grande arborização e à data fazer referência ao dia da vitória das forças brasileiras sobre os portugueses em Salvador, no ano de 1823.A via passou a se chamar João Gualberto apenas nos anos de 1910, após a morte em batalha do [...] Leia mais
1949
O rio Belém nasce no bairro Cachoeira e deságua no rio Iguaçu, no bairro Boqueirão. Possui 21,46 km de extensão dentro da cidade e percorre 36 bairros de Curitiba, apresentando-se em curso natural, retificado a céu aberto, canalizado a céu aberto e submerso — no centro da cidade. Nesta fotografia de 1949, ti[...] Leia mais
1953
Esta fotografia foi tirada por Arthur Wischral em 1953 e retrata a avenida Manoel Ribas, próxima ao cruzamento com a rua Tenente João Gomes da Silva.Em comparação com os dias atuais, conseguimos observar somente a permanência da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, com a sua torre ao fundo da imagem. A avenida receb[...] Leia mais
1952
Nesta fotografia de Arthur Wischral, registrada no ano de 1952, vemos a então avenida Capanema, atual avenida Presidente Affonso Camargo, esquina com a rua Pe. Germano Meyer. A imagem revela muitos contrastes em relação à região atualmente, a começar pela via, que era de chão batido. Naquele período, os princ[...] Leia mais
1952
Nesta fotografia de Arthur Wischral, registrada no ano de 1952, vemos em destaque o abrigo para passageiros localizado na praça Tiradentes, em frente à loja Pernambucanas, existente até hoje.Naquele período, Curitiba enfrentava uma crise no transporte público, pois, desde 1940, os bondes elétricos estavam cada vez mais[...] Leia mais
1930
Nesta fotografia de Arthur Wischral, provavelmente dos anos 1930, vemos, conforme a sua legenda, os “Mercês — Arrabaldes de Curityba”. Além da paisagem rural perceptível na imagem, outro elemento que nos chama a atenção é a expressão “arrabaldes de Curityba”. Arrabalde significa algo como “lugar muito afastado do [...] Leia mais
1912
Nesta fotografia de Arthur Wischral, vemos a rua XV de Novembro em 1912.Neste período, Curitiba estava passando por um momento de expansão, impulsionado pelo sucesso da economia da erva-mate. No entanto, a maior parte da cidade ainda estava localizada na área rural, e a região atendida por saneamento contava com soment[...] Leia mais
1964
Esta fotografia, feita por Arthur Wischral em maio de 1964, revela as obras de calçamento entre as ruas Presidente Carlos Cavalcanti e Riachuelo.Wischral registrou a finalização do calçamento de paralelepípedos no encontro das duas ruas, sendo o ponto específico retratado o Quartel do Exército, construído ainda na déca[...] Leia mais
1920
Atualmente tido como um dos mais importantes centros de comércio marítimo do mundo, o porto Dom Pedro II, na cidade de Paranaguá, foi inaugurado oficialmente no dia 17 de março de 1935. A imagem é de meados da década de 1920, antes do local ser oficialmente constituído como um porto.Atualmente, o Porto de Paranaguá se [...] Leia mais
1920
Funcionários do primeiro escalão da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande posam para uma fotografia no pátio da Estação Ferroviária de Irati, em algum momento da década de 1920. O registro é de Arthur Wischral.Com a construção iniciada em 1896, a Estação de Irati fazia parte do ramal da Rede de Viação Paraná-Santa Cata[...] Leia mais
1964
Esta fotografia de Arthur Wischral, datada de outubro de 1964, registra a pavimentação com paralelepípedos da rua Engenheiros Rebouças, embora a localização exata seja desconhecida.A rua Engenheiros Rebouças recebe esse nome em homenagem aos irmãos André e Antônio Rebouças, os primeiros engenheiros negros do Brasil. Os[...] Leia mais
1941
Nesta fotografia de Arthur Wischral, registrada em 1941, podemos ver a construção da fachada principal do Cemitério Água Verde.Localizado na praça Sagrado Coração de Jesus, foi inaugurado em 1888 junto à Paróquia do Água Verde, local em que viviam imigrantes italianos.Foi somente em 1928 que a administração do cemitéri[...] Leia mais
1955
Esta fotografia de 1955, feita por Arthur Wischral, revela o processo de asfaltamento da avenida Nossa Senhora Aparecida.A avenida, localizada no bairro Seminário, tem cerca de 2 quilômetros de extensão, ainda que todo o traçado corresponda a 18 quilômetros com início na avenida Eduardo Sprada e término na avenida Souz[...] Leia mais
1924
Do acervo de Paulo José da Costa e colorida artificialmente por Davi Schimidt, o registro mostra a antiga estação ferroviária de Piraquara, no ano de 1924. A fotografia original é de Arthur Wischral.Como naquele período as locomotivas eram movidas a carvão, era comum madeiras serem empilhadas bem ao lado da linha [...] Leia mais
1939
Nesta fotografia de Arthur Wischral, podemos ver parte da avenida Silva Jardim em dezembro de 1939.A imagem nos chama a atenção pela baixa densidade demográfica da região, com poucas casas, estrada de terra e poucos postes de energia elétrica, o que dificulta o reconhecimento deste local nos dias de hoje. O nome da ave[...] Leia mais
1936
Esta imagem, datada de 2 de fevereiro de 1936, mostra o primeiro templo construído pela Primeira Igreja Batista de Curitiba, localizado na esquina da avenida Visconde de Guarapuava com a avenida Desembargador Westphalen.Edificado em estilo eclético, foi inaugurado em 1924 e tinha capacidade para mil pessoas, número que[...] Leia mais
1930
Nesta foto dos anos 1930, podemos ver a antiga configuração da praça Eufrásio Correia.A praça é cercada pelas ruas Barão do Rio Branco (antiga rua da Liberdade) e Lourenço Pinto, bem como pelas avenidas Sete de Setembro e Visconde de Guarapuava. Ao fundo, podemos ver a Estação Ferroviária de Curitiba.Em destaque, no la[...] Leia mais
1940
Desde a emancipação política da província do Paraná, em 1853, as autoridades paranaenses falavam sobre a importância de criar um grupo de profissionais para atuar no combate de incêndios e outros sinistros.No entanto, o surgimento oficial do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná ocorreu apenas em 1912, com a lei nº 11[...] Leia mais
1930
Do acervo da família Linzmeyer, a fotografia mostra um trecho da estrada de ferro Curitiba-Paranaguá, na Serra do Mar, em ano desconhecido. Provavelmente trata-se de uma imagem posterior aos anos 1930, por conta da autoria de Arthur Wischral, contratado na época pela Rede Viação Paraná-Santa Catarina para registrar o d[...] Leia mais
1930
Provavelmente desde ao menos o século XVIII, a região do Juvevê já era habitada pelos curitibanos O nome Juvevê faz referência ao rio de mesmo nome, que deriva da língua Tupi, significando algo como “espinho chato” ou “rio do fruto espinhoso”.A região, localizada a cerca de três quilômetros do centro da cidade, era, no[...] Leia mais
1930
Desde o final do século XIX, imigrantes italianos, alemães e poloneses já moravam na região que hoje conhecemos como bairro Mercês. Seu nome deriva do latim e pode significar graça, honra, benefício, dádiva e proteção. A escolha desta palavra reflete a religiosidade de seus moradores, que desde sua origem eram devotos [...] Leia mais
1930
A presente fotografia foi tirada por Arthur Wischral e retrata a Vila Guaíra na década de 1930.Apesar de já possuir alguns moradores anteriormente, foi somente a partir de 1927 que a região começou a se organizar em comunidade, principalmente em torno da vida religiosa, quando o casal de moradores Francisco e Bárbara P[...] Leia mais
1930
Em 1930, a maior parte de Curitiba ainda apresentava paisagens rurais, como no caso do Bacacheri, visto na imagem, e de muitos outros bairros.O povoamento da região que hoje chamamos de Bacacheri teve início em 1869 com o estabelecimento de uma pequena colônia de imigrantes, em sua maioria argelinos. Em 1873, com a ina[...] Leia mais
1930
A primeira imagem retrata o bairro Portão na década de 1930. Em destaque está a Paróquia Senhor Bom Jesus, localizada na rua João Bettega.A região do Portão tem sido de grande importância para Curitiba desde pelo menos 1894, quando a estrada de ferro Paranaguá-Curitiba foi estendida até Ponta Grossa e começou a passar [...] Leia mais
1960
Do acervo de Eduardo de Andrade, o registro mostra a Estação Saudade, retratada a partir dos olhos de um dos maiores fotógrafos da história do Paraná, Arthur Wischral. Não foi possível precisar o ano do registro.Parte de um dos maiores complexos ferroviários do Paraná entre o fim do século XIX e início do século XX, a [...] Leia mais
1930
Esta fotografia retrata a nova sede do Correio e Telégrafo de Curitiba na década de 1930. Construído em 1934, este edifício de cerca de quatro mil metros quadrados inovou a paisagem da capital paranaense, apresentando arquitetura no estilo art déco, incomum para a cidade no período. Em 1974, sua fachada voltada para a [...] Leia mais
1960
A presente fotografia de Arthur Wischral, datada de 1960, retrata a avenida Mariano Torres às margens do rio Belém, anos antes de sua canalização. Provavelmente, a imagem que vemos demonstra a via em direção ao Passeio Público, uma vez que ao fundo, centralizado, conseguimos enxergar o edifício Alvorada, o mais alto da[...] Leia mais
1928
Um dos mais importantes fotógrafos da história do Paraná, tendo produzido imagens para a imprensa e também para o Governo do Estado nos anos 1920, Arthur Wischral foi contratado pela Rede Viação Paraná-Santa Catarina, em 1928, com o objetivo de registrar o dia a dia das obras de manutenção dos trilhos na Estrada de Fer[...] Leia mais
1935
Do fotógrafo Arthur Wischral e pertencente ao extinto acervo da Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA), o registro mostra passageiros aguardando para o embarque na Estação Ferroviária Engenheiro Lange, em Morretes, no ano de 1935. A unidade fazia parte da estrada de ferro Curitiba-Paranaguá.A ferrovia Paranaguá-Curitiba,[...] Leia mais
1929
Integrante do complexo ferroviário do Paraná, a Estação Ferroviária de Roça Nova foi inaugurada em 5 de fevereiro de 1885 no município de Piraquara. Ela fez parte da linha Curitiba-Paranaguá, a estrada de ferro mais antiga do Paraná.Projetada por André Rebouças e construída por Teixeira Soares, a estação é considerada [...] Leia mais
1952
Nesta fotografia de Arthur Wischral, registrada no ano de 1952, observamos a praça Tiradentes, provavelmente a partir de um edifício localizado na atual rua Cândido Lopes.No meio da praça, que neste momento estava passando por reformas, está a estátua de Tiradentes, criação do escultor João Turin.Além disso, é interess[...] Leia mais
1947
Nesta fotografia de 1947, tirada por Arthur Wischral, observamos a praça Doutor João Cândido, no bairro Alto do São Francisco. João Cândido Ferreira (1864 - 1948) formou-se em Medicina no Rio de Janeiro e retornou à cidade da Lapa, no Paraná, onde foi médico, prefeito, deputado estadual e federal, além de vice-preside[...] Leia mais
1930
Marumbi teve uma atuação central no desenvolvimento da primeira estrada de ferro ligando a capital ao litoral do Paraná, ainda que não seja uma cidade destino. Além de ter empregado trabalhadores na construção da ferrovia Curitiba/Paranaguá, também passa pela cidade uma das alças de acesso do trecho, no caso, o Viaduto[...] Leia mais
1870
Fundado em meados do século XVIII, o Guabirotuba é um dos bairros mais antigos de Curitiba. Seu nome, de origem tupi-guarani, significa "muita guabiroba". Durante muitos anos, o bairro foi uma área rural, tendo a agricultura e a pecuária como principais fontes de renda e sustento da população local.Na década de 1870, o[...] Leia mais
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