1904
Em 1846, foi criado o Lyceu de Curitiba, a primeira grande instituição de ensino da cidade. Em 1853, passou a se chamar Instituto Paranaense e, após a Proclamação da República, tornou-se Gymnasio Paranaense.
Em 1904, devido ao crescimento da cidade e do número de estudantes, o governo do estado construiu um grande edifício na rua Ébano Pereira para abrigar a instituição de ensino. Este pode ser observado na presente fotografia, que é do ano de sua inauguração.
O Gymnasio continuou nessa localização até a década de 1950, quando passou a se chamar Colégio Estadual do Paraná e mudou para a atual sede na rua João Gualberto.
Diante dessas alterações, o prédio da Ébano Pereira passou a receber serviços administrativos do governo do estado e, em 1965, tornou-se sede da Secretaria do Estado da Educação e Cultura, abrigando até a atualidade a Secretaria da Cultura do Paraná.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Acervo Paulo Roberto Grani / Grupo Antigamente em Curitiba / Site Curitiba Space / Site Patrimônio Cultural do Paraná.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.