1916
Esta imagem retrata a praça General Osório em 1916.
Nela, podemos observar à esquerda a loja de Ignácio Kasprovicz, que, segundo jornais da época, era agente da Companhia Francesa de Navegação Sud Atlantique e Chargeurs Reunis. De acordo com seus anúncios, ele vendia passagens de navio para todas as cidades da Europa e Ásia Menor.
Ao centro da fotografia está o relógio, que ainda hoje está presente na praça. Este foi inaugurado pelo prefeito Cândido de Abreu em 1914, mas devido à Primeira Guerra Mundial, seu mecanismo só chegou da Alemanha em 1918.
À esquerda, está o antigo coreto que integrava a paisagem da praça. Os coretos eram importantes construções das cidades no início do século XX, pois acabaram se tornando palcos para peças de teatro, festivais de música, declamações de poesia e outras expressões artísticas.
Apesar de não encontrarmos fontes jornalísticas ou historiográficas sobre o coreto, lemos em buscas pela internet que este acabou por ser retirado da praça na década de 1950, pois estava deteriorado.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Acervo do IHGP / Coleção de Júlia Wanderley / Foto de Paulo José da Costa no grupo Antigamente em Curitiba
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.