Curitiba

Passeio Público - 1990

1990


Em 2 de maio de 1886, o Passeio Público, uma obra do então presidente da província Alfredo Taunay, foi inaugurado com grande repercussão na mídia e ampla participação da população.

Além de inicialmente preservar espécies da fauna e flora nativa, também abrigava alguns exemplares estrangeiros. Por muitos anos, foi nesse espaço que funcionou o Jardim Botânico e o Zoológico da capital.

Na foto acima, tirada na década de 1990, vemos mais uma das funções que o Passeio Público apresentou desde sua origem: um espaço de sociabilidade e convivência da população. Seja por meio dos jogos de xadrez, das feijoadas aos fins de semana ou de um refresco no fim da tarde, o Passeio Público e o bar do Pasquale, presente na foto, foram bastante frequentados ao longo da segunda metade do século XX.

Com o fechamento do bar, o parque passou por uma série de reestruturações e, desde 2019, voltou a ser visitado com mais frequência pela população curitibana e pelos turistas que conhecem a cidade.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Acervo Adriano Tortora / Grupo Antigamente em Curitiba / Site Prefeitura de Curitiba

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.