1950
A Vila Casoni é um dos bairros mais tradicionais de Londrina e guarda histórias como a do Depósito Vila Cazoni, retratado na foto dos anos 1950, que preserva a simplicidade e a força de uma geração que construiu Londrina, literalmente, com as próprias mãos.
Localizado na esquina das ruas Caraíbas e Tupinambás, o prédio de madeira, de linhas simples e firmes, abrigava o primeiro depósito de materiais para construção da região. À frente dele, um caminhão posicionado com orgulho, cercado por homens e crianças que testemunhavam um momento de transformação urbana. Ali funcionava a casa comercial de Ângelo Mello e Antônio Vitorino Zullian, ambos ex-carroceiros e filhos de pioneiros imigrantes — um italiano, outro espanhol — que entenderam cedo a vocação construtiva da cidade nascente.
O Depósito Vila Cazoni teve papel fundamental para a consolidação do bairro. Em uma época em que predominavam as casas de madeira cercadas por balaústres, o comércio de tijolos, telhas e cimento ajudou a erguer as primeiras residências em alvenaria, sinal claro da transição entre o improviso da ocupação inicial e a solidez de uma cidade em construção. Era o início de uma nova paisagem urbana, e o depósito foi um elo essencial dessa mudança.
Em 1961, o espaço deu lugar à Panificadora e Confeitaria Central, que permanece no mesmo endereço e simboliza a continuidade da atividade comercial como núcleo comunitário. Se antes o local alimentava as obras com tijolos e cal, passou a alimentar o cotidiano das famílias com o pão fresco, mantendo viva a tradição de servir a comunidade.
Fontes: Acervo de Maria E. Bonsanino / Londrina Foto Memória, página no Facebook / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.