1980
No auge de sua trajetória, entre 1980 e 1988, a Construtora Brasília de Manoel Alho da Silva construiu um império que se estendia por todo o Brasil. Com sede em Londrina e filiais em Foz do Iguaçu, Presidente Prudente e Brasília, a empresa chegou ao impressionante número de 137 edifícios sendo construídos simultaneamente em cerca de 40 cidades brasileiras.
O ponto de virada aconteceu em 1980, quando a Brasília venceu a licitação para transferir o aeroporto de Londrina para a Infraero. A partir dessa obra, a construtora passou a atuar em aeroportos de Navegantes, Congonhas, Manaus e Fortaleza, estabelecendo uma parceria duradoura com o Ministério da Aeronáutica que perdurou até 1987.
Paralelamente, a empresa diversificou suas atividades de forma surpreendente. Criou a Independência Táxi Aéreo, com dois aviões para facilitar o deslocamento de diretores pelo país. Estabeleceu a Agropecuária Brasília, com 6,5 mil hectares de terras no Paraná e Mato Grosso do Sul para criação de gado e cavalos de raça. Mantinha ainda a Escola de Equitação Força Livre e a Serramar, serralheria e marcenaria que fornecia materiais para as próprias obras.
Era um conglomerado empresarial que simbolizava o espírito empreendedor de Londrina, cidade que crescia e se modernizava rapidamente.
Fontes: Dissertação de Viviane Rodrigues de Lima Passos. A verticalização de Londrina: 1970/2000 – a ação dos promotores imobiliários (UEL, 2007); entrevistas com Manoel Alho da Silva. / Imagem Google Earth / Acervo Londrina Histórica.
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