Londrina

TV Coroados: o Canal 3 que sintonizou Londrina com o futuro

1966



Na virada dos anos 1960, Londrina já era reconhecida como um polo agrícola em expansão e como uma cidade que ousava mirar além dos limites do café. Foi nesse cenário de euforia e crescimento que surgiu a promessa de uma revolução iluminada por válvulas e antenas: a instalação da TV Coroados, Canal 3.

A peça de propaganda que anuncia “brevemente” a chegada da emissora é um marco não só pelo conteúdo, mas também pelo simbolismo. No alto da imagem, o título “Coroando esforços de tantos” representa o reconhecimento ao espírito coletivo da cidade-pioneira e o nome Coroados homenageia os primeiros habitantes da região, os indígenas Kaingang, também conhecidos por esse nome. O anúncio faz uma promessa de futuro: "Elevará Londrina ao nível de moderno centro de televisão de nosso país", em sintonia com a ideia de que o progresso tecnológico também era forma de capital cultural e político.

Com sede em Londrina e retransmissora da TV Excelsior de São Paulo, a TV Coroados iniciou suas operações oficialmente em 1966. A emissora foi a primeira do interior do Paraná e a segunda do interior do Brasil. Logo se destacou por sua produção local, cobrindo reportagens, eventos, entrevistas e até teleteatros. Essa programação caseira, feita muitas vezes com poucos recursos e muito improviso, foi essencial para conectar a população da região norte do estado aos debates nacionais e aos conteúdos culturais.

A imagem urbana ao fundo do anúncio também faz uma revelação. O skyline de Londrina mostra edifícios emergentes e ruas em pleno desenvolvimento. A cidade que surgira menos de quatro décadas antes como uma comunidade de madeira e barro agora se preparava para entrar em rede, literalmente.

Fontes: Rede Paranaense de Comunicação (RPC) / Anúncio publicitário da TV Coroados / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.