Londrina

Casa de Saúde Santa Cecília

1942



Na esquina da rua Belo Horizonte com a promessa do progresso, foi inaugurado em 1942 um dos marcos fundadores da história da medicina em Londrina: a Casa de Saúde Santa Cecília. A fachada, simples e elegante, refletia os traços da arquitetura funcional da época, com janelas simétricas, telhado de barro e escadaria frontal emoldurada por árvores recém-plantadas. 

A fotografia guarda para a história a imagem de um prédio modesto em aparência, mas grandioso em significado. Fundada pelos médicos Ângelo Decânio e Justiniano Clímaco da Silva, a Casa de Saúde foi muito mais do que um empreendimento médico: foi uma ousadia moderna em um tempo em que Londrina ainda era uma cidade nascente, com infraestrutura em formação e poucos especialistas.

O hospital se destacou como um modelo assistencial para a época. Em tempos em que os recursos eram escassos, a qualidade era o que sustentava a reputação de uma instituição, e Santa Cecília rapidamente conquistou a confiança da população. Era lá que famílias buscavam atendimento, dia após dia.

Com o tempo, a instituição passaria por transformações, sendo também conhecida como Hospital Modelo e, mais tarde, Hospital Santa Cruz. Mudavam-se os nomes, mas permanecia o legado: a de ser uma das primeiras estruturas organizadas para oferecer saúde, de forma estruturada, em Londrina.

O surgimento e transformaçõesda Casa de Saúde Santa Cecília se misturam com a história do próprio crescimento urbano e humano da cidade. 

Fontes: OBERDIEK, Hermann I. Instituições médico-hospitalares na origem de Londrina. Londrina: UEL / Acervo Carlos Stenders - Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.