Londrina

A Construtora Quadra e os apartamentos de alto padrão

1980



Com apenas 24 edifícios construídos entre 1970 e 2000, a Construtora Quadra pode parecer pequena comparada às gigantes do setor. Mas quando analisamos a área construída - 127.685,88 metros quadrados -, descobrimos uma empresa especializada em empreendimentos de alto padrão, com apartamentos espaçosos destinados a uma clientela exigente e com alto poder aquisitivo.

A Quadra iniciou suas atividades em Londrina em 1988, construindo 13 edifícios ainda nessa década. Sua estratégia era clara: focar na qualidade em vez da quantidade, oferecendo apartamentos diferenciados que atendessem às necessidades de famílias abastadas em busca de exclusividade e conforto.

O diferencial da Quadra estava no tamanho médio de seus apartamentos: com 127.685,88 metros quadrados distribuídos em apenas 24 edifícios, a empresa produzia unidades com área média muito superior à maioria das construtoras. Eram apartamentos pensados para quem não queria abrir mão do espaço ao optar pela vida vertical.

A construtora também atuou no sistema de condomínio fechado, construindo 8 edifícios nessa modalidade e totalizando 46.895,79 metros quadrados. Era uma forma de oferecer aos clientes de alto padrão as vantagens econômicas do sistema de condomínio sem comprometer a qualidade e exclusividade que caracterizavam a marca Quadra.

Na foto, o edifício Visconde de Barbacena, localizado na rua Pio XII, 588, construído nos anos iniciais da Dinardi.

Fontes: Dissertação de Viviane Rodrigues de Lima Passos. A verticalização de Londrina: 1970/2000 – a ação dos promotores imobiliários (UEL, 2007) / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.