Londrina

Palacete dos sonhos, visitas de Estado

1945



Por algumas décadas, não havia hospedagem mais simbólica do que o Palacete dos Garcia. Localizado na emblemática avenida Higienópolis, cercado por palmeiras imperiais e mobiliado com luxo europeu, o casarão construído entre 1945 e 1947 tornou-se muito mais que a morada de um bem-sucedido pecuarista e sua família. Era um palácio urbano que abria suas portas a figuras que moldavam o Brasil, como Juscelino Kubitschek.

JK esteve em Londrina pelo menos duas vezes em destaque: em 1957, como presidente da República, e em 1963, já senador, quando veio a convite da ACIL. Em ambas ocasiões, hospedou-se no Palacete dos Garcia, deixando claro o prestígio da cidade e de Celso Garcia Cid, o imigrante galego que, à base de trabalho e visão empreendedora, ajudou a erguer Londrina a partir do nada.

Naquele final dos anos 1940, a casa, com seus mais de mil metros quadrados e arquitetura neoclássica, destoava da paisagem urbana feita majoritariamente de residências simples de madeira. Nela, JK foi recebido com banquetes que reuniam lideranças políticas, empresariais e religiosas. A visita de 1963, em especial, teve cobertura de grandes nomes do jornalismo radiofônico, como Haroldo Romano e Brasil Filho, e contou com presença de figuras como Dom Geraldo Fernandes e o prefeito Milton Meneses.

Mas o palacete não era apenas palco de festas. Governadores como Moisés Lupion chegaram a despachar dali. Era um centro não oficial de poder e articulação, em que a elite cafeeira se conectava com os grandes projetos nacionais, como a construção de Brasília e o sonho desenvolvimentista de JK.

A história de Celso Garcia Cid se confunde com a da cidade. De ajudante de pedreiro a fundador da Viação Garcia, ele construiu seu caminho assim como construiu estradas e oportunidades para Londrina. Seu palacete, tombado em 2011 como patrimônio estadual, é testemunho concreto de um tempo em que sonhar grande era um ato de coragem.

Fontes: Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / Inventário Arquitetônico - Plano Diretor de Patrimônio Histórico-Cultural de Londrina – Ficha E01 / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.