1980
Ao longo dos anos, diversos foram os modelos que compuseram as frotas do 4º Batalhão de Polícia Militar do Paraná, em Maringá. Dos robustos aos mais práticos e ágeis para operações simples, muitos desses veículos marcaram época.
Na década de 1980, por exemplo, era comum policiais fazerem blitz ou batidas conduzindo Fuscas ou pilotando motos as famosas CG 125 cilindradas da Honda. Os carros eram personalizados com as cores amarelo e cinza, além de terem duas sirenes estilo giroflex e uma iluminação especial sobre sua estrutura; as motos, por sua vez, eram brancas com listras pretas e vermelhas, também referenciando o brasão da PM. Um escudo transparente trazia robustez e também maior segurança aos equipamentos dispostos próximos ao painel, no guidão.
A Honda CG 125, fabricada no Brasil a partir de 1976, ficou conhecida como "burrinho" devido ao seu design arredondado e compacto, que lembrava um pequeno animal. O apelido também pode ter sido uma referência à sua capacidade de carga. Por essa razão, a escolha desse modelo pelo Governo do Estado do Paraná ao longo daquele período.
Fontes: acervo do 4º BPM/PR / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.