1980
Talvez, poucos maringaenses se lembrem ou saibam dessa disposição de semáforos que existia na avenida Brasil esquina com a avenida Getúlio Vargas, em frente à praça Raposo Tavares. Da década de 1980, são quatro sinalizadores de trânsito, ou sinaleiros como também habituou-se chamar, para controlar o tráfego de veículos nesse cruzamento, bem como o acesso à travessa Júlio de Mesquita.
Dos modelos de veículos, destacam-se o Chevette, a Kombi, os Fuscas e um Fiat 147, além, é claro, das bicicletas.
À esquerda, na esquina da travessa Júlio de Mesquita com a rua Joubert de Carvalho, aparece parte do Edifício Tozzo; à direita, também na esquina com a avenida Brasil, havia uma banca de jornais e revistas, bem como um vendedor ambulante.
Quando se fala sobre a história da sinalização de trânsito em Maringá, rapidamente lembramos de Divino Bortolotto. Empreendedor, ele foi o responsável pela criação do protótipo do semáforo de ciclo visual que conhecemos atualmente. O primeiro deles foi instalado na travessa Júlio de Mesquita Filho esquina com a rua Joubert de Carvalho, em janeiro de 1976.
No entanto, antes desse conhecido modelo com temporizador entre o ciclo de passagem (verde), atenção (amarelo) e parada (vermelho), outras empresas do ramo produziam semáforos em formato tradicional: duas luzes no topo (vermelho), uma ao centro (amarelo) e uma abaixo (verde), como os da imagem. Uma delas era a Indústria e Comércio de Sinalização Ouro Verde Ltda.
Utilizando-se do slogan "Cidade Sinalizada - Cidade Civilizada", essa empresa matinha sua sede na rua Santos Dumont, nº 2.520, em Maringá, além de uma filial na capital paulista, na avenida 9 de Julho, nº 1.223 - Sala 22.
Levariam décadas para que ocorre a substituição de todos os modelos tradicionais pelos de ciclo visual de Bertolotto pela cidade.
Fontes: Revista Maringá Ilustrada de maio de 1972 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica.
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